quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TEXTO : A MARCA DE AMOR - A HISTÓRIA DE CADA UM É DIFERENTE.NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM. E NINGUÉM CONHECE TOTALMENTE A HISTÓRIA DO OUTRO/DEUS ME CRIOU PARA SER FELIZ. ELE CRIOU TODAS AS PESSOAS PARA SEREM FELIZES. SEREI FELIZ SE EU SOUBER RESPEITAR OS OUTROS COMO ELES SÃO, DANDO-LHES O QUE HÁ DE BOM EM MIM : MINHA AMIZADE, MINHA AJUDA, MEU CARINHO, MEU APOIO. ASSIM, AMANDO OS OUTROS , AJUDAMOS NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR , DE RESPEITO, FRATERNIDADE , AMOR, PAZ E JUSTIÇA .” - HISTÓRIA PARA REFLETIR :"A MARCA DE AMOR" / ACEITAR O DIFERENTE/ CADA UM TEM SUA HISTÓRIA




         

A MARCA DE AMOR
REELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA

Um menino tinha uma cicatriz muito marcante no rosto.
Na escola , seus colegas o discriminavam,  não falavam com ele e nem se sentavam ao seu lado. Na realidade quando olhavam para seu rosto , sentiam repugnância, pois a cicatriz era muito feia.
O  menino percebendo essa situação , passou a ser sempre o primeiro a chegar na classe e o último a sair. Sentava-se sempre na última carteira do canto da sala e não saia na hora do recreio, dessa forma ,
ele não precisaria olhar para o rosto de pavor dos colegas
ao olhar para as marcas no seu rosto.
Um professor indignado com aquela situação , foi conversar com o menino. Ao saber da sua história, ficou emocionado , chorou com o menino e deu-lhe um forte e aconchegante abraço... e envergonhou-se
do modo como os colegas da classe o tratavam.
Indignado com a situação , na aula seguinte , chamou-o a frente da classe e pediu-lhe para que contasse à turma,  o por quê daquela CICATRIZ.
E assim aconteceu , o menino criou coragem para encarar
os olhares dos colegas e começou a contar :
- Sabe turma , eu entendo vocês, na realidade essa cicatriz é muito feia mesmo ...  Tudo aconteceu quando eu tinha por volta de 7 anos de idade, além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida.
Minha família  era muito pobre  ,  nossa casa era muito simples, feita de madeira , e um dia , enquanto dormíamos, não sei como , a casa começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou minha irmãzinha no colo, nos acordou e levou-nos desesperadamente  para fora, havia muita fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo muito rápido...
Mas, num descuido,  o meu irmão de 4 anos , entrou correndo para a casa dizendo que ia pegar seus brinquedos . Eu ouvi   minha mãe gritar desesperadamente : - " Meu filhinho está lá dentro!" 
- " Meu  filhinho está lá dentro!"
Só que , quando minha mãe tentou entrar , as pessoas que estavam ali, não a deixaram ir  .  Disseram  para esperar o corpo de bombeiros , pois  poderíamos  perdê-la também se ela entrasse...
Vi no rosto dela tanto sofrimento !!!
Foi aí que tomei a decisão ... Saí  entre as pessoas, e sem ser notado , entrei na  casa em chamas . Havia muita fumaça, estava muito quente,  mas eu tinha que pegar meu irmão. Quando cheguei , ele chorava muito  …  peguei-o  no colo , nesse momento , vi caindo uma madeira  em chamas do teto , então debrucei-me em cima dele para protegê-lo,. A madeira bateu em meu rosto e o queimou … foi aí que os bombeiros entraram e nos tiraram de lá . Acordei no hospital ... percebi queimaduras por todo o meu  corpo , mas a mais grave foi esta aqui do meu rosto, onde a madeira  caiu em chamas  ... daí então essa cicatriz.
( A turma permanecia quieta e atenta ao menino , alguns já não se continham e as lágrimas rolavam pelo seus rostinhos)

Vocês podem achar esta CICATRIZ feia,horrível, repugnante ...  mas tem alguém lá em casa que a acha linda . Todos os  dias quando chego em casa, a minha mãe me abraça,  beija  carinhosamente   a minha cicatriz e me diz  que essa  cicatriz é muito linda , porque é uma MARCA DE AMOR .
Isso me basta, não importa o que os outros pensem,
ninguém sabe da minha história ...
Bem, agora , você também sabem.

Vários alunos choravam ...  sem saber o que dizer ou fazer, um deles levantou-se , abraçou o menino e pediu-lhe desculpas ... assim todos os outros  também o fizeram .
O professor emocionado , assistiu a tudo no canto da sala , quando o menino acabou de contar sua história, ele falou para a turma:
“CADA PESSOA TEM SUA HISTÓRIA. CADA UM TEM O SEU JEITO DE SER.
A HISTÓRIA DE CADA UM É DIFERENTE.NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM. E NINGUÉM CONHECE TOTALMENTE A HISTÓRIA DO OUTRO - SÓ DEUS.
EU SOU EU, SOU ÚNICO, SOU INDIVÍDUO,
SOU DIFERENTE DE TODOS.
O OUTRO É DIFERENTE DE MIM,  ELE TAMBÉM É ÚNICO, É DIFERENTE DE TODOS. 
POR ISSO É QUE DEVO RESPEITAR O OUTRO.
TENHO QUALIDADES E DEFEITOS, O OUTRO TAMBÉM TEM.
EU SOU GENTE, ELE TAMBÉM.
 SOU AMADO POR DEUS,  ELE TAMBÉM.
DEUS ME CRIOU PARA SER FELIZ.
ELE CRIOU TODAS AS PESSOAS  PARA SEREM FELIZES.
SEREI FELIZ SE EU SOUBER RESPEITAR  OS OUTROS COMO ELES SÃO,  DANDO-LHES O QUE HÁ DE BOM EM MIM :
MINHA AMIZADE, MINHA AJUDA, MEU CARINHO, MEU APOIO.
ASSIM,  AMANDO OS OUTROS , AJUDAMOS  NA CONSTRUÇÃO
DE UM MUNDO MELHOR , DE RESPEITO, FRATERNIDADE ,
AMOR, PAZ E JUSTIÇA .”

EI ... AINDA NÃO ACABOU :
A PARTIR DAQUELE DIA, O MENINO PASSOU A SER AMADO E QUERIDO POR TODOS, FEZ MUITAS AMIZADES NA ESCOLA E TODOS O CONHECIAM COMO “ O MENINO HEROI... ALGUNS DE SEUS COLEGAS E PROFESSORES PASSARAM A FAZER  A MESMA COISA QUE A SUA MÃE  FAZIA :
DAVAM-LHE  UM ABRAÇO ACOLHEDOR E UM BEIJO NA CICATRIZ , ASSIM QUE ELE CHEGAVA NA ESCOLA .


                                                                FIM