quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Água - CADA VEZ MAIS ELA VEM SE TORNANDO UM RECURSO ESTRATÉGICO PARA A HUMANIDADE./ O ALERTA DA ESCASSEZ: CINQUENTA ANOS / DADOS REVELAM OS PROBLEMAS JÁ EXISTENTES EM RELAÇÃO AO USO DA ÁGUA






22 de Março - Dia Mundial da Água

    Água, líquido incolor, insípido, puro e fator fundamental para a sobrevivência do planeta.
 Água, substância essencial à vida.
O composto químico estável, formado pela união de dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), apareceu no planeta há bilhões de anos atrás. Desde então, a água é fundamental para a manutenção da biodiversidade de todos os ciclos naturais, a produção de alimentos e a preservação da própria vida.
CADA VEZ MAIS ELA VEM SE TORNANDO UM RECURSO ESTRATÉGICO PARA A HUMANIDADE.
Todas as grandes civilizações do passado e do presente, assim como as do futuro, dependem e dependerão da água para sua sobrevivência econômica e biológica, e para o seu desenvolvimento econômico e cultural.
E, muito embora essa dependência seja evidente para a sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades, os homens poluem e degradam esse recurso natural. 
A ÁGUA OCUPA 70% DA SUPERFÍCIE DA TERRA. A MAIOR PARTE, 97%, É SALGADA. APENAS 3% DO TOTAL É ÁGUA DOCE E, DESSES, 0,01% VAI PARA OS RIOS, FICANDO DISPONÍVEL PARA USO. O RESTANTE ESTÁ EM GELEIRAS, ICEBERGS E EM SUBSOLOS MUITO PROFUNDOS.
OU SEJA, AS ÁGUAS QUE CONSTITUEM OS RIOS E LAGOS NOS CONTINENTES E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS SÃO RELATIVAMENTE ESCASSAS.
E É JUSTAMENTE ESSA ÁGUA DOCE A FONTE QUE PRODUZ ALIMENTOS E COLHEITAS, E MANTÉM A BIODIVERSIDADE, OS CICLOS DE NUTRIENTES E AS ATIVIDADES HUMANAS.

“Sem água de qualidade adequada, a vida fica comprometida”, alerta o o engenheiro Paulo Ferraz Nogueira, especialista no uso racional da água como uma das saídas para combater a escassez.

    AS FONTES DE ÁGUA DOCE TÊM SOFRIDO UM PROCESSO INTENSO DE DEGRADAÇÃO, ESPECIALMENTE NOS ÚLTIMOS CEM ANOS, EM RAZÃO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES HUMANAS SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO DE HIDROVIAS, URBANIZAÇÃO ACELERADA, USO INTENSIVO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS NA AGRICULTURA E NA INDÚSTRIA.

“A deposição de resíduos sólidos e líquidos em rios, lagos e represas, o desmatamento e ocupação de bacias hidrográficas têm produzido crises de abastecimento e crises na qualidade das águas”, aponta o engenheiro.
   
O ALERTA DA ESCASSEZ: CINQUENTA ANOS. Esse é o tempo estimado para que metade da população mundial conviva com a escassez crônica de água, caso nenhuma providência seja tomada para conter o consumo indiscriminado do recurso natural.

Os sucessivos ataques ao ciclo hidrológico levam os estudiosos a crer que a humanidade aguarda um futuro em que a água será mais do que um bem de consumo em extinção, mas um fator decisivo na explosão de conflitos armados pela disputa gota a gota. 

    Exatamente por isso, governo, organizações ambientais e empresários cada vez mais realizam campanhas e desenvolvem tecnologias para um uso consciente e racional da água.

CONFORME RELATÓRIO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), O BRASIL TEM 12% DAS RESERVAS MUNDIAIS
DE ÁGUA POTÁVEL.

Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aquífero Guarani. 

POLÍTICAS PÚBLICAS E UM MELHOR GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM TODOS OS PAÍSES TORNAM-SE HOJE ESSENCIAIS PARA A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS POVOS.

“Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros”, observa o engenheiro Paulo Ferraz.

VEJA OS NÚMEROS DO DESTINO DA ÁGUA NO BRASIL: 

Em cada residência, no Brasil, cerca de 200 litros diários são consumidos. 27% vão para consumo (cozinhar, beber água), 25% para higiene (banho, escovar os dentes), 12% para lavagem de roupa; 3% para outros fins (lavagem de carro) e, finalmente, 33% para descarga de banheiro.

Isso mostra que poderíamos ter tanto nas cidades como nas indústrias duas redes de água, reutilizando   as águas resultantes de lavagens e banho, para a descarga .  Através de uma solução como esta se poderia economizar 1/3 de toda água consumida.

 DADOS REVELAM OS PROBLEMAS JÁ EXISTENTES EM RELAÇÃO AO USO DA ÁGUA :

Os números são da ONU, que alerta para o futuro do planeta:

- 40% da população mundial já enfrentam escassez de água;
- 2,2 milhões de pessoas morrem a cada ano por beberem água contaminada;
- aproximadamente 21 países já sofrem com a escassez de água;
- a partir de 2025, segundo a ONU, teremos uma séria crise de abastecimento de água, atingindo 2,8 bilhões de pessoas;
- conflitos violentos pelo controle da água são registrados em 70 regiões do planeta;
- o consumo mundial de água dobra a cada 20 anos;
- a disponibilidade  de água per capita no planeta foi reduzida em 60% nos últimos 50 anos;
- 25% da população do planeta não têm acesso a água potável;
- no mundo, 50% da água que vão para as grandes cidades é desperdiçada;
- no Brasil este percentual chega a 40%;
- 99% da água existente no planeta não estão disponíveis para o uso humano;
- no mundo ocorrem 4 milhões de casos de diarreia por ano;
- 72% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes vítimas de doenças transmitidas pela água;
- 58% dos municípios brasileiros não têm água tratada.


Dicas de uso racional da água.
A ÁGUA DOCE É UM RECURSO FINITO DO PLANETA TERRA. E O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA É CRITERIOSO E CARO. POR ISSO, USE RACIONALMENTE E EVITE QUALQUER 
DESPERDÍCIO:
 
- Feche bem as torneiras após o uso. A torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
- Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
- Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxagüe. 
- Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas.
- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. E utilize regador em vez de mangueira.
- Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira.
- Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.
- Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d´água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.




DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 




CORREIOS LANÇA SELO COMEMORATIVO NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Os Correios lançam, nacionalmente, na próxima sexta-feira (22), o selo comemorativo em alusão ao Ano Internacional
de Cooperação pela Água.
O lançamento da peça filatélica marca a importância da reflexão acerca da necessidade de alternativas viáveis para garantir o acesso social aos recursos hídricos.
A série especial é composta por dois selos que representam o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos, além de sugerir o desenvolvimento humano, a integridade do meio ambiente e a erradicação da pobreza e da fome.
O selo comemorativo é uma emissão temática dos Correios que registra fatos, datas, eventos de destaque e homenageia personalidades e instituições, em âmbito local,
nacional e internacional.

Fonte: Correios

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2013, CELEBRADO EM 22 DE MARÇO, TAMBÉM TERÁ COMO TEMA A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA. / EM TODOS OS CENÁRIOS, LIDAR COM ÁGUA DEMANDA COLABORAÇÃO: É APENAS POR MEIO DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA QUE PODEREMOS NO FUTURO OBTER SUCESSO AO GERENCIAR NOSSAS FONTES FINITAS E FRÁGEIS DE ÁGUA





POR QUE UM ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA 2013?

A água é vital para a vida e o desenvolvimento, mas as fontes de água no planeta são limitadas.

EM TODOS OS CENÁRIOS, LIDAR COM ÁGUA DEMANDA COLABORAÇÃO: É APENAS POR MEIO DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA QUE PODEREMOS NO FUTURO OBTER SUCESSO AO GERENCIAR NOSSAS FONTES FINITAS E FRÁGEIS DE ÁGUA, QUE ESTÃO SOB CRESCENTE PRESSÃO EXERCIDA PELAS ATIVIDADES DE UMA POPULAÇÃO MUNDIAL EM CRESCIMENTO QUE JÁ ULTRAPASSA SETE BILHÕES DE PESSOAS.
A pressão sobre os recursos hídricos está aumentando com seu uso pela agricultura e pela indústria, com a poluição e a urbanização e com as mudanças ambientais e climáticas.

A cooperação pela água assume muitas formas, desde a cooperação através de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, ao intercâmbio de dados científicos, à cooperação em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas.

UMA COISA É CERTA – A HUMANIDADE NÃO PODE PROSPERAR SEM A COOPERAÇÃO NO MANEJO DA ÁGUA. 


O desenvolvimento da cooperação pela água envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica.
 É um veículo para o intercâmbio, para a construção da paz e a fundação para um desenvolvimento sustentável. 

EM DEZEMBRO DE 2010, A ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS DECLAROU 2013 O ANO INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA, em virtude da Resolução A/RES/65/154. Seguiu-se à proposta submetida por um grupo de países, iniciada pelo Tajiquistão.
FOI DECIDIDO QUE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2013, CELEBRADO EM 22 DE MARÇO, TAMBÉM TERÁ COMO TEMA A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA.

O tema é inédito, o que ressalta sua importância primordial e confere particular relevância a este 20º Dia Mundial da Água.

Sua celebração oficial será oferecida pelo Governo dos Países Baixos em Haia.

UNESCO coordena Dia Internacional da Cooperação pela Água 2013
bnn_agua

As agências membros do Grupo ONU-Água nomearam a UNESCO para comandar os preparativos tanto para o Ano Internacional 2013 quanto para o Dia Internacional da Água em cooperação com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e com o apoio do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA), do Programa da Década da Água ONU-Água sobre Desenvolvimento de Capacidades (UNW-DPC) e do Programa da Década da Água ONU-Água sobre Advocacia e Comunicação (UNW-DPAC). 

A opção pela UNESCO foi baseada em seu mandato multidimensional, que cobre as ciências sociais e naturais, a cultura, a educação e a comunicação, e em seus programas significativos e de longa duração que contribuem para o manejo dos recursos de água doce do mundo, como o Programa Hidrológico Internacional.
 Dada a natureza intrínseca da água como elemento transversal e universal, o Ano Internacional da Cooperação pela Água irá naturalmente englobar e tocar todas as especialidades da UNESCO 

OBJETIVOS E MENSAGENS PRINCIPAIS DO ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA 

O Ano Internacional da Cooperação pela Água encoraja partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol da Cooperação pela Água.

A campanha irá gerar um movimento para além do ano em si; haverá por todo o mundo esforços de conscientização quanto ao potencial e aos desafios da cooperação pela água que facilitarão o diálogo entre atores e promoverão soluções inovadoras para a manutenção da cooperação pela água. 

A CAMPANHA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA 2013 TERÁ COMO FOCO CINCO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
1.    Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
2.    Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
3.    Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água; 
4.    Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013; 
5.    Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

AS MENSAGENS PRINCIPAIS DA CAMPANHA SÃO:
- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA É CRUCIAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA, A IGUALDADE SOCIAL E A IGUALDADE DE GÊNERO
O acesso à água potável
é a fundação para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 A governança inclusiva e participativa da água e a cooperação entre diferentes grupos podem ajudar a superar a desigualdade no acesso à água e assim contribuir para a erradicação da pobreza e para a melhoria das condições de vida e chances de educação principalmente de mulheres e crianças. 

- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA GERA BENEFÍCIOS ECONÔMICOS 
 Todas as atividades econômicas dependem da água.
A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida. 
- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA É CRUCIAL PARA PRESERVAR OS RECURSOS HÍDRICOS E PROTEGER O MEIO AMBIENTE  
- A cooperação pela água fomenta o compartilhamento de conhecimentos sobre os aspectos científicos da água incluindo troca de informação e de dados, estratégias de manejo e melhores práticas e conhecimentos sobre o papel da água na preservação de ecossistemas, fundamental para o desenvolvimento sustentável. 

- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA CONSTRÓI PAZ 
O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz.
 A cooperação por uma questão tão prática e vital quanto o manejo da água pode ajudar a superar tensões culturais, políticas e sociais, e pode criar confiança entre diferentes grupos, comunidades, regiões ou estados. 

“SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AÇÕES COLETIVAS.FAÇA SUA PARTE!




[economize+água.PNG]








Contato da Campanha Cooperação pela Água 2013:

Ms Blanca Jiménez Cisneros
Division of Water Sciences
UNESCO
1, rue Miollis
75732 Paris cedex 15
France
E-mail: iywc2013@unesco.org

Web: 
www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/
www.watercooperation2013.org

''DIA MUNDIAL DA ÁGUA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR AS RESERVAS NATURAIS PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.''






''DIA MUNDIAL DA ÁGUA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR AS RESERVAS NATURAIS PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.''
A água é o principal elemento para a vida na Terra, sendo 97,5% nos oceanos (salgada), e apenas 2,5% distribuída em rios e lagos, calotas polares e outros reservatórios (doce).
Esse bem é tão importante em nossas vidas que está em nosso organismo, que tem 70% de água em sua composição.
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de Março e esta é uma data para refletirmos.

Cabe a nós a responsabilidade de economizar a água que usamos no dia-a-dia para o equilíbrio do planeta.
UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL PODERÁ SERVIR DE EXEMPLO
 PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.
Essa prática deve fazer parte do nosso cotidiano, seja no tempo gasto para se tomar banho, não usar a mangueira para limpar a calçada e sim a vassoura ou reutilizar a água da última lavagem da máquina de lavar roupa, entre outros, ações que fazem extrema diferença para uma vida mais saudável!
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA, CRIADA PELA ONU EM 1992, DIZ QUE "A ÁGUA É UM PATRIMÔNIO E NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SUA CONSERVAÇÃO".
O desperdício pode acarretar consequências ruins, como a falta de água em rios e lagos, aceleração do derretimento do gelo polar, causando a mortandade do habitat e outros reflexos da natureza quando é castigada pelo homem.
Esse resultado é alarmante para a população, que em épocas de chuva sofre com alagamentos e enchentes.
O lixo acumulado entope os esgotos, fazendo com que a água suja retorne para as ruas, destrói casas e móveis, além do perigo
de contaminação à saúde.
Ainda podemos reverter esse quadro, através de pequenas ações e bons exemplos que podem ser cultivadas pelo homem para a preservação da água. Assim, nossos filhos e netos poderão usufruir com consciência e responsabilidade!

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO ONU: 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água / Apesar de a Terra ser constituída por 70% de água, apenas pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano.




O DIA MUNDIAL DA ÁGUA -  22 DE MARÇO

ONU: 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA FOI RECOMENDADO PELA ONU DURANTE A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (ECO-92), REALIZADA NO RIO DE JANEIRO. ENTÃO, DESDE 22 DE MARÇO DE 1993, AS CELEBRAÇÕES AO REDOR DO GLOBO TERRESTRE ACONTECEM A PARTIR DE UM TEMA ANUAL, DEFINIDO PELA PRÓPRIA ONU, COM O INTUITO DE ABORDAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AOS RECURSOS HÍDRICOS.



A Organização das Nações Unidas-ONU declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”.
 O alvo da ação é estimular a conscientização diante da gestão, acesso e distribuição da Água, enquanto recurso cada vez mais escasso no planeta.

Ressaltar a importância da colaboração para o gerenciamento e manejo dos recursos hídricos também é objetivo da instituição.

Apesar de a Terra ser constituída por 70% de água, apenas pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano.

Parece pouco, mas esse percentual seria suficiente para abastecer todo o planeta, não fosse a poluição, desvalorização e urbanização sem conscientização, que torna a água potável quase inexistente em algumas partes do mundo.

PARA REDUZIR AS CONSTANTES AGRESSÕES AMBIENTAIS AS QUAIS OS RECURSOS HÍDRICOS ESTÃO SUBMETIDOS, A CAMPANHA MUNDIAL IRÁ PROMOVER EVENTOS E DISCUSSÕES VISANDO SOLUÇÕES DE COOPERAÇÃO DE SUCESSO ENVOLVENDO ÁGUA, E AINDA IDENTIFICAR PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO, DIPLOMACIA DA ÁGUA, QUADROS LEGAIS E OUTROS. OS NÍVEIS INTERNACIONAL, NACIONAL, REGIONAL E LOCAL DEVEM SER ESTIMULADOS A AGIR EM PROL DOS RECURSOS HÍDRICOS.

Na data de 22 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Água, também será instituído como tema central a Cooperação pela Água.

 O ineditismo do tema ressalta sua importância primordial e confere particular relevância a este 20º Dia Mundial da Água.

Chamar a sociedade civil, entidades, empresas, organizações e autoridades, promovendo parcerias para a cooperação pela Água e Meio Ambiente como prioridade máxima :
-Podemos mostrar alternativas como o combate à poluição dos nossos lençóis freáticos através de campanhas educativas e preventivas;
-  Atuar no treinamento e formalização de catadores de lixo, organizando-os em cooperativas.
- O momento é muito bom para as cooperativas de reciclagem, o governo tem verbas específicas para investir na área do meio ambiente devido a implementação da lei de tratamento de resíduos sólidos, onde todos os municípios devem dar o tratamento adequado ao lixo, um dos principais agressores dos recursos hídricos.

O Cooperativismo ganha ainda mais força com essa iniciativa da ONU.

A preocupação vai além do consumo humano, já que a mesma água que mata a sede humana é utilizada também na agricultura e na indústria.

 O maior usuário desse recurso é o campo, que responde por 70% do consumo mundial. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para produzir alimentos para uma única pessoa são necessários um total de 2,5 mil litros de água.

A utilização consciente dos recursos hídricos engloba uma série de fatores, entre eles o principal que é a preservação da humanidade, incluindo alimentação, higiene pessoal e outros pontos; o que torna a discussão ainda mais veemente e indispensável.


''DIA MUNDIAL DA ÁGUA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR AS RESERVAS NATURAIS PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.''
A água é o principal elemento para a vida na Terra, sendo 97,5% nos oceanos (salgada), e apenas 2,5% distribuída em rios e lagos, calotas polares e outros reservatórios (doce).
Esse bem é tão importante em nossas vidas que está em nosso organismo, que tem 70% de água em sua composição.
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de Março e esta é uma data para refletirmos.
Cabe a nós a responsabilidade de economizar a água que usamos no dia-a-dia para o equilíbrio do planeta.
UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL PODERÁ SERVIR DE EXEMPLO
 PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.
Essa prática deve fazer parte do nosso cotidiano, seja no tempo gasto para se tomar banho, não usar a mangueira para limpar a calçada e sim a vassoura ou reutilizar a água da última lavagem da máquina de lavar roupa, entre outros, ações que fazem extrema diferença para uma vida mais saudável!
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA, CRIADA PELA ONU EM 1992, DIZ QUE "A ÁGUA É UM PATRIMÔNIO E NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SUA CONSERVAÇÃO".
O desperdício pode acarretar consequências ruins, como a falta de água em rios e lagos, aceleração do derretimento do gelo polar, causando a mortandade do habitat e outros reflexos da natureza quando é castigada pelo homem.
Esse resultado é alarmante para a população, que em épocas de chuva sofre com alagamentos e enchentes.
O lixo acumulado entope os esgotos, fazendo com que a água suja retorne para as ruas, destrói casas e móveis, além do perigo
de contaminação à saúde.
Ainda podemos reverter esse quadro, através de pequenas ações e bons exemplos que podem ser cultivadas pelo homem para a preservação da água. Assim, nossos filhos e netos poderão usufruir com consciência e responsabilidade!

Contato da Campanha Cooperação pela Água 2013:

Ms Blanca Jiménez Cisneros
Division of Water Sciences
UNESCO
1, rue Miollis
75732 Paris cedex 15
France
E-mail: iywc2013@unesco.org

Web: 
www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/
www.watercooperation2013.org



http://www.cidadeverde.com/onu-2013-e-o-ano-internacional-de-cooperacao-pela-gua-123955


22 de março é o Dia Mundial da Água - 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água


     

22 de março é o Dia Mundial da Água

2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água


O DIA MUNDIAL DA ÁGUA FOI RECOMENDADO PELA ONU DURANTE A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (ECO-92), REALIZADA NO RIO DE JANEIRO. ENTÃO, DESDE 22 DE MARÇO DE 1993, AS CELEBRAÇÕES AO REDOR DO GLOBO TERRESTRE ACONTECEM A PARTIR DE UM TEMA ANUAL, DEFINIDO PELA PRÓPRIA ONU, COM O INTUITO DE ABORDAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AOS RECURSOS HÍDRICOS.



Tida como recurso essencial para a manutenção da vida na terra, a água está se tornando o centro das atenções em debates e reuniões quando o assunto é sustentabilidade.

 A PREOCUPAÇÃO É TANTA, QUE FEZ COM QUE A ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - DEFINISSE O ANO DE 2013 COMO O ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA. ALÉM DISSO, NO DIA 22 DE MARÇO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, ESTABELECIDO DESDE 1992.


Abundante em algumas regiões e escassa em outras, atualmente 145 países tem que compartilhar uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação.

O consumo não planejado e o crescimento da população, estão deixando estudiosos e cientistas atentos a uma possível escassez.


FOI POR ISSO QUE EM 2005, A ONU LANÇOU A RESOLUÇÃO DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO “ÁGUA, FONTE DE VIDA”, QUE DEVE DURAR ATÉ 2015.

 A RESOLUÇÃO AFIRMA QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DA DÉCADA deve ser um foco maior nas questões relacionadas à água em todos os níveis, bem como na implementação de programas relacionados à água de forma a atingir os objetivos acordados internacionalmente sobre questões ligadas à água contidos na Agenda 21, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e no Plano de Implementação de Johannesburgo.


EM DEZEMBRO DE 2010, A ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS DECLAROU 2013 COMO O ANO INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA.

Foi decidido que o Dia Mundial da Água 2013, celebrado em 22 de março, também terá como tema a Cooperação pela Água.


A CAMPANHA, QUE É COORDENADA NO BRASIL PELA UNESCO, TEM CINCO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:


1.    Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
2.    Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
3.    Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
4.    Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
5.    Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.


ENTENDE-SE QUE A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA É CRUCIAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA, A IGUALDADE SOCIAL E A IGUALDADE DE GÊNERO.

O acesso à água potável é essencial para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os objetivos de desenvolvimento do milênio.

. A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criem benefícios mútuos e melhores padrões de vida.



Contato da Campanha Cooperação pela Água 2013:

Ms Blanca Jiménez Cisneros
Division of Water Sciences
UNESCO
1, rue Miollis
75732 Paris cedex 15
France
E-mail: iywc2013@unesco.org

Web: 
www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/
www.watercooperation2013.org


http://www.tudodoms.com.br/noticia/geral/25,39339,22-de-marco-e-o-dia-mundial-da-agua